Atividade física ao ar livre: por que fazer?

Claudia Heringer escalando a clássica via “sinos de Aldebaran” na Serra do Cipó, uma aresta imponente de 40 metros.

Praticar atividade física é uma recomendação dos médicos na prevenção de doenças e é claramente responsável pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. Mas, iniciar um programa de exercícios e conseguir sua continuidade em meio à rotina de trabalho não é fácil. Para isso é preciso entender a atividade física como um remédio preventivo, uma pílula diária de saúde, bom humor, alegria, juventude e bem-estar.

Modalidades como a caminhada, trekking, montain bike, corrida, escalada têm um ingrediente em comum: o ambiente externo, a natureza ao redor. Além do fortalecimento muscular e a melhoria no sistema cardiorrespiratório, praticar uma atividade física ao ar livre traz outros benefícios à saúde.

Trarei o exemplo da escalada esportiva, modalidade que pratico fazem 6 anos. Viajar para os picos de escalada (locais como Serra do Cipó/Brasil, Kalymnos/Grécia, Rodellar/Espanha) é um dos primeiros motivos para se praticar uma atividade ao ar livre. A experiência de conhecer novos lugares e pessoas no mundo todo, praticando o mesmo esporte que você, é enriquecedora.

Caminhar por novas trilhas, respirar ar puro e não ter pressa para nada é o segundo benefício da escalada para minha vida. A correria da cidade grande nos coloca algumas vezes em situações estressantes, podendo gerar quadros de estafa mental e até depressão. Quando estou escalando a energia é canalizada para cada movimento que meu corpo precisa fazer. Os únicos pensamentos que ocupam minha mente são concentração, foco e força para vencer os desafios.

Não poderia faltar o picnic, momento delicioso de uma rotina ao ar livre. Passar o dia ou algumas horas fora exige um planejamento alimentar balanceado para repor a energia e os líquidos gastos no exercício. Preparamos uma “merendeira” recheada com alimentos saudáveis, ricos em energia boa, esticamos nossa toalha, abrimos nossas cadeiras e comemos com os amigos. Aqui vale a pena pensar na equação: quantas horas gasto com atividade física e quantas refeições faço por semana. Ter uma alimentação saudável é fundamental para se obter resultados nos treinos.

Confesso que quando comecei a escalar não era tão relax, amiga dos insetos e do mato assim. Para uma pessoa urbana, adquirir um estilo de vida mais rural é preciso doses homeopáticas, momentos agradáveis e desafiadores, uma atividade física que traga superação, conquista e novos desafios.

Pesquise sobre esportes ao ar livre em sua cidade e experimente um estilo de vida saudável ao ar livre. Conecte-se à sua natureza!

*Claudia Heringer é educadora física, personal trainer, escaladora profissional e proprietária do espaço  Heringer Fitness.
Contato: 98837-2822 – claudia.heringer@heringerfitness.com.br

Compartilhar notícia: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comentários