O que podemos fazer pela nossa saúde?

O que podemos fazer pela nossa saúde?

Quando se fala em saúde, comumente se remete a aspectos como alimentação saudável, ingestão adequada de água, prática regular de atividades físicas e outros hábitos do dia a dia, que certamente compõem uma vida saudável. Mas fazer pela nossa saúde vai além, pois requer que compreendamos o conceito de construção de saúde. O que é isso?

Primeiramente, é preciso entender que todo nosso organismo, mente, corpo e espírito, está plenamente conectado à semelhança de uma rede. A mente é o nosso primeiro lugar de atuação, onde o conceito de construção de saúde deve ser plantado e cultivado. Isso significa dizer que é necessário estabelecer a saúde como um propósito. A partir de então iremos estabelecer mudanças para atender a esse propósito. Tais mudanças, por sua vez, irão repercutir no físico e espírito e, por vias de retroalimentação, influenciar o propósito criado na mente. De que mudanças falamos?

Trata-se de câmbios que englobam vários, senão todos, os âmbitos da vida, como atuações no trabalho, em casa e em momentos de descontração, por exemplo. Deve-se procurar o conhecimento para reavaliar as atividades diárias, identificar quais estão em desacordo com o propósito de construção de saúde e, gradativamente, ir executando modificações que atendam à individualidade. Não precisa ser algo repentino nem drástico, até mesmo porque é necessário que se encontrem modificações que sejam permanentes, facilitem a constância, e não apenas tentar se adequar a moldes rígidos. A construção da saúde é algo que requer uma constante auto avaliação, passa cada vez mais a fazer parte da vida do indivíduo, influenciá-la positivamente e projeta-se por toda a vida.

 

Samara Canguçu Neves

Médica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Anestesiologista.

Especializanda em Acupuntura e Clínica de Dor.

Estudante de Logosofia.

Contato: (31) 9 8773 4838

samaracangucu@ymail.com

Compartilhar notícia: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comentários