Temperos da vida – Parte II

Temperos da vida – Parte II

Ah! Como seria bom temperar a vida da mesma forma com que temperamos as comidinhas. Com a variedade de ervas, pozinhos, folhas, flores, caules, condimentos e especiarias que há por esse mundo, colocar uma pitada disso ou daquilo em uma receita, tende só a melhorar uma preparação. Na vida pode ser assim também: pitadas de amor, afeto, carinho, respeito, gratidão, amizade, bom humor, caridade, enfim, com tanta coisa boa para temperar o nosso existir, saber a dose certa, bem como acontece na culinária, pode fazer toda a diferença.

Temperar é um verbo e muitos são os seus sinônimos: amenizar, suavizar, intensificar, vigorizar, juntar, compor, ajustar etc. Mas de todos os significados com os quais tomei contato, o que mais gostei foi: temperar é colocar-se em harmonia, harmonizar-se.

Harmonia me faz lembrar paz e respeito e acho que, justamente por isso, é que gosto desse sentido de temperar. Ao respeitar os temperos, suas propriedades, cores, cheiros e texturas, eles invadem a receita, se mesclam aos demais ingredientes e oferecem a quem vai saborear alegria, satisfação e prazer.

Ao longo da história, o valor das especiarias e temperos foi e tem sido enorme. Cada região ou civilização ficou marcada por um tipo diferente de condimento, por isso não é raro sentirmos um cheiro ou falarmos um nome e comentar: “Ah, isso é típico da Índia” ou “Hum… essa pimenta deve ser da culinária mexicana” ou ainda “Cheirinho de molho da Itália”. Algumas misturas de condimentos e ervas ficaram famosas no mundo todo como é o caso do bouquet garni, aquele amarradinho básico da cozinha francesa, que serve para aromatizar e dar sabor aos caldos, molhos, carnes, assados etc..

No artigo anterior, Temperos da Vida I,  disse que quando entrei em uma cozinha profissional, fiquei fascinada com a quantidade de temperos e suas infinitas possibilidades para realçar o sabor e o aroma das receitas. E, tenho que confessar, o meu encantamento só aumenta. Nesse texto escolhi mais dez delícias que podem transformar nossa percepção em relação a um prato. Espero que gostem, testem e inventem misturas deliciosas!

1-      Canela – É um tempero retirado da casca dos ramos da caneleira. A casca seca enrola sobre si mesma e pode ser utilizada de várias formas: em compotas, infusões, marinados e picles. Ralada, transforma-se em um pó versátil, muito prático no preparo de bolos, pães, rosquinhas, pudins, cremes doces, sopas e mingaus, além de condimentar molhos e geleias.

2-      Curry – É uma mistura de especiarias exóticas originada da região da Malásia. Geralmente compõe-se de cúrcuma, gengibre, tamarindo, pimenta, coentro, noz moscada, cravo, canela, louro, alho e limão. O curry combina com aves, cordeiro, ovos mexidos, omeletes, queijos e molhos e pode ser acrescentado durante o cozimento. Não combina muito com pratos crus e frescos, como as saladas.

3-      Erva-doce (funcho) – Os talos verdinhos podem ser consumidos na salada ou refogados. As sementes e as folhas secas podem se transformar em delicioso chá e temperar bolos, pães e geleias. Em alimentos que têm como principal ingrediente o fubá, a erva-doce fica perfeita. A erva-doce também pode dar aroma às carnes e ao feijão branco.

4-      Estragão – Muito aromático. Enriquece conservas e fica muito bem com saladas e molhos. É uma erva bastante usada na França e um dos ingredientes do molho  Bérnaise. O ideal é acrescentá-la apenas na finalização de pratos quentes.

5-      Gengibre –  Bastante utilizado na culinária indiana e  japonesa, é um tempero com muitas nuances. Pode ser usado tanto fresco como em pó – antes ou durante o cozimento. O que muda é o efeito obtido: a versão fresquinha tem sabor forte e picante, enquanto a ressecada é mais aromática e suave. O gengibre pode deixar o frango, os peixes e a carne de porco com sabor bem marcado. Também combina com arroz, conservas, e molhos para saladas. Compotas de frutas, batidas e o tradicional suco verde também ganham frescor com o gengibre.

6-      Hortelã – Nem só de decorar pratos, chás e sucos essas folhinhas vivem. A hortelã traz muitos benefícios para o corpo. O chá das folhas é altamente eficaz no trato digestivo e,  na culinária, combina com as folhas verdes das saladas, na saborização de águas e como tempero de salada de frutas.

7-      Louro – Muito mais do que colocar no feijão, o louro é uma folha aromática das mais utilizadas na culinária mundial. Seja para montar o famoso buquê garniervas frescas (salsa, tomilho, alecrim e louro) amarradas com um barbante em formato de ramalhete, que perfumam e temperam caldos e molhos, seja para os chás que favorecem a boa digestão ou nas carnes grelhadas, o louro estimula a produção de saliva, favorecendo que o paladar perceba os sabores dos alimentos com os quais esteja harmonizado de forma mais intensa.

8-      Noz moscada – Com um aroma marcante pode ser encontrada em pó ou ter a semente ralada na hora em que for utilizada. Combina muito bem com pudins, bolos, molhos à base de creme de leite, alguns vegetais como a batata e a cebola, massas, carnes e bebidas com leite e cacau.

9-      Orégano – Folhinha famosa no Brasil por ser polvilhada seca, sobre as pizzas, o orégano é digestivo e tem propriedade antioxidante. Para molhos, ensopados, espetinhos, sopas e peixes assados, fica maravilhoso. É um ingrediente imprescindível nos molhos de tomate. Combina bem com vegetais refogados, carnes e, junto com o manjericão, forma parte da identidade da culinária italiana.

10-  Pimenta-do-reino – De sabor suave, e de leve picância, a pimenta do reino se tornou a rainha das pimentas. Pode ser utilizada em absolutamente tudo e é a queridinha dos cozinheiros, em diversos países do mundo. O casal “sal e pimenta” tem sido inseparável ao longo da história da gastronomia.  Os grãos da pimenta-do-reino são secos ao sol  e devem ser moídos sempre na hora, para que o aroma e sabor fiquem conservados.

Marise Alencar é pedagoga, mestre em educação, culinarista, estudante de Gastronomia e proprietária da Seletiva Comida Saudável.

Compartilhar notícia: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comentários