Você quer fazer as pazes com a balança?

Você quer fazer as pazes com a balança?

Reduzir o consumo calórico visando apenas ao emagrecimento pode não ser a melhor solução. Na grande maioria das vezes, o emagrecimento sem acompanhamento adequado resulta em grande perda de tecido muscular e de água existentes no corpo, quando na verdade o que se pretendia era eliminar a gordura que causa inúmeros malefícios. Carências nutricionais e o famoso “efeito sanfona” costumam ser o resultado de uma dieta mal orientada.

Além disso, a prática comum hoje em dia de se impor regras rígidas para a dieta está gerando um estresse desnecessário, podendo até mesmo ser um gatilho para deflagrar transtornos alimentares complexos.

Outro dia, li a seguinte frase – “A internet tem todas as dietas, menos uma: a sua.” Verdade! Cada pessoa é única e assim também deve ser a sua dieta, única. Foi-se o tempo de fazer a dieta da moda ditada pela mídia, chegou a hora de fazer o que realmente funciona e é saudável: uma reeducação alimentar bem orientada.

Uma dieta saudável não propõe, simplesmente, uma combinação de alimentos e também não impõe restrições alimentares, sem antes conhecer as características específicas de cada paciente. É importante estudar a tolerância individual, o estado inflamatório, a microbiota intestinal, o metabolismo, as preferências alimentares e até mesmo a percepção de bem-estar de cada um.

O foco não deve estar no equilíbrio das calorias da dieta, mas no equilíbrio da vida em geral. É preciso ver o paciente como um todo e não apenas como um peso na balança. Um olhar especial para a história que cada um traz consigo é o que permite realizar um trabalho integrado e sustentável, possibilitando a elaboração de um plano de ação que seja leve, acessível e realizável. Um plano personalizado!

Quando o objetivo é atender as pessoas em seus diversos estágios e estilos de vida, respeitando suas individualidades,  surge uma verdadeira parceria entre todos os envolvidos: profissionais e pacientes. Com esta parceria, estabelecem-se mudanças realmente positivas e permanentes nos hábitos. Os resultados são visíveis e, naturalmente, a beleza física deixa de seguir um padrão comum para refletir a saúde e o equilíbrio interno.

Com o diagnóstico feito a partir de um cuidadoso rastreamento bioquímico e metabólico é possível saber o que funciona melhor para cada um ou o que pode, por exemplo, estar provocando algum desequilíbrio. A partir desse rastreamento, pode-se propor não só uma reeducação alimentar, mas também um plano de gerenciamento da saúde e da qualidade de vida, envolvendo uma melhora da atividade física, do sono, do rendimento mental, da autoestima, da idade biológica e do bem-estar geral.

Viver cada vez mais e melhor é uma possibilidade real e depende de você!

Dra Adriana Maia de Castro Miranda – Médica pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (SP)

Contatos: nutrea.contato@gmail.com

@nutreabh

Av. Andradas 3323 – Sala 905

(31) 3234-0490 – (31) 98836-0490

 

 

Compartilhar notícia: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comentários